• Thallyta Mendes | Agência MEG

Qual a Importância de Gerar Conteúdo?

Você sabe qual é a importância de gerar conteúdo e sua finalidade?



É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje e, para que você compreenda da melhor forma possível, preparamos um conteúdo breve. Confira!



O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?



O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing com foco em determinado público-alvo, ou seja, o seu público. E para alcançar o seu público-alvo, a empresa precisar estar disposta a produzir um conteúdo de relevância e bem elaborado, sempre pensando no que o cliente gostaria de receber, ver, ler e ouvir.



O objetivo do Marketing de Conteúdo não é promover a marca, mas oferecer uma resposta e solução para as "dores" dos possíveis clientes.



Uma empresa que cria e oferece um conteúdo de qualidade, capaz de responder aquilo que o cliente busca de forma eficaz, pode se tornar uma autoridade confiável no tema proposto para quem lê.



Vamos pontuar algumas questões agora.


O QUE UM BOM CONTEÚDO PRECISA?



Criar conteúdo de textos, vídeos, e-books, games, envolve uma estratégia pensada e bem elaborada para que o resultado seja o de alcançar o seu público através das diversas ferramentas de marketing digital disponíveis.



Essa estratégia de Marketing de Conteúdo pode ser dividida em cinco etapas:



Planejamento: Na primeira etapa você deve ser claro o plano e quais são os responsáveis por cada atividade e suas metas.



Construção de persona: Quando você elabora uma persona, a criação do conteúdo passa a fazer mais sentido, pois você sabe a quem deve direcioná-lo.



Criar conteúdo: Agora é criar o conteúdo com foco na persona elaborada. Esse conteúdo pode ser feito em diversos formatos, como vídeos, blog post, redes sociais, e-mail, ebook, entre outros.



Distribuição do conteúdo: Além de produzir, você deve promover o conteúdo nos canais em que a persona está inserida, como listas de e-mail e/ou redes sociais. Isso varia de acordo com cada perfil.



Análise de resultados: Apesar de ser a última etapa do processo, a análise de resultados diz muito sobre as etapas anteriores, pois é a partir dela que você confere se existe algo a ser melhorado ou em que você pode investir mais ou menos. Aqui será feita a análise do tráfego, interações sociais, SEO e networking.


BENEFÍCIOS DO MARKETING DE CONTEÚDO

Muitas empresas têm apostado no Marketing de Conteúdo e comprovado os benefícios dessa metodologia. A partir dos relatos de empresas que já passaram por esse processo, vamos pontuar alguns dos benefícios:



Tráfego do site: Com certeza, você já pesquisou sobre um produto ou segmento empresarial no Google e recebeu algumas sugestões. Isso ocorre porque as empresas que apareceram na primeira página do Google elaboram o conteúdo de seus sites com a finalidade de alcançar o seu público-alvo, que na situação em questão é você.



Produzir conteúdo relevante é a forma mais eficaz de colocar o seu site, produto ou empresa na primeira página do Google e, assim, aumentar o tráfego do site.


Educa o mercado: Em algumas situações, o público-alvo não entende muito bem o mercado em que você está inserido, por isso, é importante que você produza conteúdo que responde às principais dúvidas dos clientes. Com isso, você aumenta a satisfação do seu público e melhora o relacionamento entre cliente e empresa.


Gera vendas: Nem todo conteúdo é voltado para vendas, pois nem sempre haverá algo a ser vendido. Mas como estamos falando de vários objetivos do Marketing de Conteúdo, um deles é o aumento de vendas. A produção de conteúdo guia os leads até o processo de compra, graças ao funil de vendas.


Reduz o CAC: O Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica que indica o valor investidos nos setores de vendas e marketing para alcançar novos clientes. O Marketing de Conteúdo reduz o CAC ao fornecer as informações necessárias para sanar as dúvidas dos clientes na hora de fechar o negócio com determinada empresa. Assim, você consegue otimizar o processo de vendas.


COMO CONSTRUIR UMA ESTRATÉGIA EFICAZ?



Nós já apresentamos as cinco etapas desse processo, mas existe muito mais por trás disso.



Uma estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser pensada, avaliada e reavaliada com cautela e constância, por isso é de extrema importância que seja feita por profissionais que compreender e são especialistas no segmento.



A melhor opção é contar com uma empresa que esteja disposta a orientá-lo e construir junto a você estratégia mais eficaz de acordo com as necessidades da sua empresa.



Entre em contato com a Agência MEG e saiba mais sobre isso!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo